blog mvrv
blog mvrv

Saiba tudo sobre o indicador MVRV

Conheça os fundamentos de um dos principais indicadores técnicos da Rede Bitcoin

A relação entre valor de mercado e valor realizado é uma métrica utilizada para analisar ciclos a longo prazo, identificando o quanto o mercado de Bitcoin está lucrando em relação ao volume de criptoativos transacionados. Essa relação é apresentada por meio do indicador MVRV, que é composto por outras duas métricas: Market Value e Realized Value.

O indicador MVRV foi criado por Murad Mahmudov e David Puell logo após a criação do conceito de Realized Cap pela equipe do Coinmetrics, orientada por Nic Carter e Antoine Le Calvez.

Mas antes de calcularmos o MVRV, precisamos entender o que é Market Value e Realized Value. Quer saber como funciona o indicador MVRV? Acompanhe nosso artigo completo!

O que é Market Value?

Também conhecido como “capitalização de mercado”, o Market Value se aplica ao Bitcoin multiplicando o último preço de negociação do par BTC/USD, pelo número total de bitcoins minerados até o momento.

Em geral, quanto maior o valor de mercado de uma criptomoeda, mais dominante ela é no mercado. Por esta razão, o Market Value é considerado como um dos indicadores mais importantes para classificação dos criptoativos.

Gráfico Preço X Market Value Bitcoin
Gráfico Preço X Market Value Bitcoin

O que é Realized Value?

Valor realizado ou “Realized Value”, em inglês, representa o custo total de aquisição de todos os bitcoins em circulação no mercado.

O indicador Realized Value elimina moedas perdidas do cálculo do valor total, mostrando a soma dos volumes de compradores de longo prazo ao entrarem em suas posições de hold de Bitcoin.

Gráfico Preço X Realized Value Bitcoin
Gráfico Preço X Realized Value Bitcoin

Digamos que você tenha 30 BTC uma sua carteira e que eles foram depositados em 3 transações diferentes:

  • 10 bitcoins foram comprados à USD 5.000,00
  • 05 bitcoins foram comprados à USD 15.000,00
  • 15 bitcoins foram comprados à USD 10.000,00

O valor realizado é encontrado ao calcular o custo de aquisição de todos os bitcoins em sua carteira. Neste caso, o valor realizado dos bitcoins é:

(10 x 5.000) + (5 x 15.000) + (15 x 10.000) = USD 275.000,00.

Para obter o valor médio de aquisição desses 30 BTC, basta dividir o valor realizado pelo número total de bitcoins: USD 275.000/30 BTC = USD 9.166,66.

Em outras palavras, você pagou em média USD 9.166,66 por Bitcoin.

Isso é gain ou loss?

Depende. Se o preço atual do Bitcoin for inferior a USD 9.166,66, significa que você pagou um valor de aquisição maior do que eles valem atualmente. Porém, se o preço atual do Bitcoin for superior a USD 9.166,66, significa que você está lucrando com as operações.

Imagine que o preço atual do Bitcoin seja em torno dos USD 20.000,00. Estes 30 BTC valem agora USD 600.000,00 no mercado. Se você vendesse todos, teria um lucro de 325 mil dólares (USD 600 mil – USD 275 mil).

Podemos então calcular este custo de aquisição em toda a rede Bitcoin, nos dando uma estimativa da quantidade total de dinheiro que os usuários gastaram ao adquirirem seus bitcoins.

O que é MVRV?

Market Value to Realized Value, mais conhecido como MVRV, é a relação entre o valor de mercado de um criptoativo e seu valor realizado. Essa relação pode ser usada para ajudar a avaliar topos e fundos do mercado de Bitcoin, além de fornecer informações preciosas sobre o comportamento de compra e venda dos traders.

Gráfico Preço X indicador MVRV Bitcoin
Gráfico Preço X indicador MVRV Bitcoin

Uma maneira entender o indicador MVRV é pensar nele como um comparativo comportamental entre especuladores e holders de Bitcoin. Assumindo que mudanças repentinas no valor de mercado são causadas principalmente por especulações, o Market Value pode ser considerado como um indicador do ponto de vista dos especuladores.

O Realized Value, por outro lado, é um indicador da avaliação de mercado do ponto de vista dos holders, uma vez que reflete os preços no momento da última transação, não sendo tão afetado pelas oscilações repentinas de preços.

Como calcular o indicador MVRV?

O MVRV é obtida pela divisão do valor de mercado pelo valor realizado. Para utilizar o indicador em sua negociação, são dados dois valores limiares:

  1. Limite superior: 3,7. Se a MVRV se mover acima deste nível, indica a sobrevalorização do Bitcoin.
  2. Limite inferior: 1,0. Se a MVRV se mover abaixo deste nível, indica uma subvalorização do Bitcoin.
Dados On-Chain MVRV
Dados On-Chain MVRV

Um MVRV de 1 é, portanto, um corte importante, pois:

  • MVRV acima de 1: sinaliza que os especuladores têm uma média de avaliação do mercado maior do que a dos holders.
  • MVRV abaixo de 1: por outro lado, sinaliza que os holders têm uma avaliação de mercado maior do que os especuladores.

Dados históricos mostram que os holders são testados sempre que a MVRV está abaixo de 1, pois se torna menos provável que eles possam vender seus bitcoins, indicando que esse é o melhor período para acumular bitcoins.

A importância do indicador MVRV

O MVRV tem comprovado ser um excelente indicador de topos e fundos, principamente para o Bitcoin. Os picos na MVRV indicam que o mercado está no topo, enquanto que as baixas ocorrem durante os momentos em que o mercado está em um período de acumulação.

Para o Bitcoin, a MVRV mostra padrões de crescimento relativamente saudáveis, seguidos de breves períodos de acumulação. A MVRV se recuperou acima de 1, após as três vezes em que esteve abaixo, o que mostra que houve um suporte a longo prazo por parte dos holders que equilibraram os ciclos de especulação.

Conheça o Vector

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre Dados On-Chain, conheça o VectorPro e tenha à disposição as ferramentas mais avançadas de negociação e análise do criptomercado.