Prevendo bolhas na rede Bitcoin: conheça o indicador NVT

Saiba tudo sobre um dos principais indicadores técnicos do Blockchain

Diversos traders e analistas de mercado utilizam centenas de métricas para determinar o valor das ações, moedas e commodities com as quais eles operam. Mas quando se trata de de criptomoedas, as coisas são um pouco diferentes. Como poderíamos analisar o Price-to-Earnings do Bitcoin, por exemplo?

Ao negociar ações, o mercado financeiro tradicional utiliza o indicador P/E, ou em português, Índice Preço/Lucro, parar medir o preço atual da ação em relação ao seu lucro. Com Bitcoin isso não é tão simples, já que não estamos lidando com uma ação. Porém, fique contente, pois algo semelhante já foi desenvolvido para análise de Dados On-Chain. Quer saber como funciona o indicador NVT? Acompanhe nosso artigo!

O que é indicador NVT?

O NVT, ou Network Value to Transactions, foi introduzida pela primeira vez por Willy Woo em 2017. O indicador NVT pode ser definido como a relação entre o valor da rede e as transações, calculada como uma capitalização de mercado do criptoativo, dividida por seu volume diário transacionado e cotado em USD, por meio da rede.

Mas como funciona o indicador NVT?

O NVT indica se o preço do Bitcoin está sobrecomprado, sendo um bom indicador para revelar momentos que a relação entre o valor de mercado e uso da rede está muito distante, sugerindo valores especulativos e possíveis bolhas. Traders experientes analisam essas informações e criam estratégias cuidadosas de alocações de ativos, tornando o NVT um dos indicadores fundamentais da rede Bitcoin.

Gráfico Preço X indicador NVT
Gráfico Preço X indicador NVT

Como calcular o NVT?

O NVT da rede Bitcoin é calculado dividindo o Valor da Rede, pelo valor diário do BTC transacionado na rede e cotado em USD. Em outras palavras, é o equivalente a todos os bitcoins em circulação, dividido pelo volume diário do Bitcoin transacionado na rede. Portanto, é tecnicamente uma expressão da velocidade monetária inversa.

Fórmula de cálculo do indicador NVT

 

Como usar a relação NVT

Diversos analistas sugerem que o Bitcoin está em uma possível “bolha” quando o NVT está igual ou superior a 95. Para que essa proporção seja alta, a capitalização de mercado do Bitcoin deve superar substancialmente o seu volume de transações, sinalizando que o preço esteja inflado sem uma justificativa plausível. Isso também ocorre no caso de uma desvalorização injustificada da moeda.

Dados On-Chain: indicador NVT
Dados On-Chain: indicador NVT

Os primeiros anos da rede Bitcoin foi marcado por um crescimento muito acentuado. Isto fez com que os mercados valorizassem muito a rede em comparação com o valor real da transação que transitava por ela.

Em outras palavras, estamos vendo uma rede crescer explosivamente, o que então exige uma avaliação baseada no potencial futuro. Isso é muito semelhante ao que vemos nas fases de crescimento exponencial das startups.

Como prever bolhas do Bitcoin com o indicador NVT

Prever uma bolha antes de sua explosão é bastante difícil. O indicador NVT não pode determinar com tamanha precisão se é ou não é um bolha de fato, mas é muito útil para diferenciar entre um crash ou uma consolidação de mercado, depois que o preço já atingiu o pico.

Podemos determinar após uma nova avaliação do mercado, verificando se o preço se consolida ou irã seguir uma nova tendência.

Por exemplo, a avaliação da Ethereum durante o primeiro trimestre de 2016 cresceu 15x de USD 70 milhões, superando mais de USD 1 bilhão.

Para quem não está acostumado com o mercado de criptomoedas, parecia uma bolha, porém, não houve nenhum crash e sua nova avaliação foi sustentada, portanto, o indicador NVT provou que não era bolha.

Da mesma forma, o índice de NVT não pode determinar com segurança uma bolha antecipadamente, mas é muito útil para discernir entre um crash ou uma consolidação depois que o preço atingiu o pico. Ele pode determinar isso de forma relativamente rápida.

Vale a pena utilizar o indicador NVT?

Assim como qualquer indicador, o NVT pode fornecer informações valiosas que podem impactar seu processo de tomada de decisão.

Como explicamos anteriormente, seu principal objetivo é determinar se o Bitcoin está sobrecomprado ou sobrevendido. O indicador pode informar se é hora de vender, caso o Bitcoin esteja supervalorizado, ou, se é o momento de comprar, indicando uma desvalorização do preço do BTC sem justificativas.

Bônus: o que é NVT Signal?

Agora que você sabe tudo sobre o indicador NVT, vamos falar um pouco sobre o NVT Signal, um indicador derivado do NVT, que foi desenvolvido por Dimitry Kalichkin com a intenção de fornecer um  refinamento nos dados durante a sinalização preditiva, antes mesmo do preço atingir um novo pico.

Os dados do indicador NVT são nivelados por uma média móvel de 28 dias, sendo 14 dias para trás e 14 dias para frente, tanto no numerador como no denominador (Valor da Rede / Volume diário de transação de BTC/USD).

Já os dados do indicador NVT Signal são nivelados por uma média móvel de 90 dias, mas somente no denominador (Volume diário de transação de Bitcoin na rede).

Dados On-Chain: indicador NVT Signal
Dados On-Chain: indicador NVT Signal

O resultado é um indicador mais robusto, que acompanha os movimentos do mercado ao dividir o Valor da Rede diário, por 90 dias de média móvel do Volume diário de Bitcoin na rede. Portanto, o indicador NVT Signal é definido pela seguinte equação:

Fórmula de cálculo do indicador NVT Signal

 

Aplicando o indicador NVT Signal

Ao utilizar o NVT Signal no gráfico do Bitcoin na plataforma Vector, os valores que estão acima de 150 estão na zona de sobrecompra, indicando picos de preço no mercado. Já os níveis de preço abaixo de 45 tendem a estarem sobrevendidos.

Relação Preço X indicador NVT Signal
Relação Preço X indicador NVT Signal

 Conheça o Vector

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre Dados On-Chain, conheça o VectorPro e tenha à disposição as ferramentas mais avançadas de negociação e análise do criptomercado.