O que é Chiliz? Conheça a criptomoeda criada para os fãs dos esportes

Quem é brasileiro sabe que o esporte está presente no nosso dia a dia, seja o futebol na tv, a pelada no campinho ou mesmo as descidas de carrinhos de rolimã  em ruas íngremes de todo o país. Não tem jeito, nós gostamos de torcer. 

O torcedor por vezes chora, briga com o time, diz que nunca mais vai acompanhar, mas não tem jeito, logo está no site do clube comprando ingresso para o próximo jogo. Só quem é torcedor entende esse amor, por vezes controverso. 

Pensando nessa paixão nacional, preparamos este artigo para você que, além de investidor, ou um cripto entusiasta, também está sempre de olho no mundo esportivo. Conheça o Chiliz (CHZ), o primeiro token criado para os fãs de esportes, que promete aproximar ainda mais o torcedor do seu time ou equipe do coração. 

 

O que é Chiliz (CHZ)

Nos últimos anos, houve uma tendência de integração de criptomoedas na indústria dos esportes. Diferentes clubes, associações esportivas e atletas estão investindo no lançamento dos tokens de fãs e, aqui no Brasil, já temos alguns precursores, como o Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians, e por aí vai.

O Chiliz (CHZ) é um utility token, ou token utilitário, desenvolvido pela plataforma Socios.com, que permite a interação entre o torcedor de um clube ou equipe, através de acessos e vantagens exclusivas. 

O token utiliza o padrão ERC-20, disponibilizado pela rede blockchain da Ethereum. Eles são limitados em números e são fungíveis, isto é, a  propriedade pode ser negociada e o preço é estabelecido pelo mercado. O Chiliz, neste contexto, é um utility token, que, a princípio, não funciona como uma moeda de troca no dia a dia. É diferente do Bitcoin, por exemplo, que já é aceito por grandes marcas ao redor do mundo como Calvin Klein, Domino’s Pizza, Uber, entre muitos outros.

O Chiliz Token não tem essa característica. Um token utilitário representa o acesso a um determinado produto ou serviço, para aquele que detém o token. Eles atuam como facilitadores do ecossistema em que estão inseridos. No caso do Chiliz, ele funciona como uma moeda digital da plataforma Socios.com, primeira plataforma de votação e recompensa de fãs do mundo, especialmente desenvolvida para a tokenização esportiva e de entretenimento.

Os fãs e potenciais investidores podem comprar e negociar o CHZ, assim como terem  a oportunidade de participar, influenciar e votar em pesquisas voltadas às equipes.

E o objetivo é atrair os fãs através de uma maior ligação e participação no seu esporte favorito, seja futebol, UFC, F1, ou outra modalidade esportiva, incluindo o e-sports – competições de jogos eletrônicos de nível profissional. 

 

Como surgiu o Chiliz

O Chiliz nasceu em 2018, em Malta, juntamente com a plataforma Socios.com, criada por Alexandre Dreyfus e em dezembro de 2019 foi lançada oficialmente. O Juventus FC foi o primeiro a criar uma parceria com a plataforma, com o token $JUV. Hoje, já conta com parceiros como FC Barcelona, Paris Saint Germain, AC Milan, Professional Fighters League, UFC, seleções,  entre outros. 

Conforme dados da própria Chiliz, 23 grandes organizações esportivas já fizeram parceria com a empresa para lançarem Fan Tokens na plataforma Socios.com. 

 

Como funciona a estrutura do Chiliz

O protocolo de consenso utilizado é o Proof of Authority (PoA), que consegue processar uma quantidade maior de transações. No PoA os nós que validam a transação são escolhidos aleatoriamente.

O CHZ foi emitido com um preço inicial de $0.0215 com o ticker $CHZ. Atualmente existem 5.344.064.580,00 CHZ em circulação. 

No seu ICO foi levantado o montante de $66.000.000. 58% do arrecadado foi alocado para desenvolvimento da plataforma socios.com, 20% para aquisição de cliente e os demais 22% para manter a estrutura corporativa, jurídica, segurança e apoio ao ecossistema de Malta (local da sede da empresa). Como o CHZ é um token pré-minerado, todas as suas unidades já existem e são disponibilizadas pelo emissor. 

Como usar o Chiliz / Sócios

Primeiramente, você deve entrar em uma corretora de criptomoedas (exchange) e comprar Chiliz (CHZ), da mesma forma como se negocia Bitcoin ou qualquer outra cripto. Em seguida, é preciso  baixar o app oficial da Socios.com, que funciona como uma carteira digital. 

É preciso então transferir suas Chiliz para a plataforma Socios.com. Se quiser também pode manter na exchange, se assim desejar – a transferência não é obrigatória. Mas para ter os acessos exclusivos que o token oferece, você pode trocar o Chiliz pelos tokens dos clubes que desejar.  

Assim fazendo a troca de um utility token por um fan token. Para participar, o investidor precisa trocar os seus CHZs por token da equipe desejada. 

Cada token oferecido pelas equipes tem sua particularidade, como acesso a venda exclusiva de ingressos, experiências com os atletas e voto em assembleias. É uma forma de encurtar distância entre o torcedor e o time. 

Vale ressaltar que muitas vezes o desempenho da equipe está atrelada a valorização do token, assim passar de fase em uma competição, subir na tabela de classificação pode gerar valorização.

 

Futuro do Chiliz

Considerando a grande adoção de equipes na plataformas socios.com, e a quantidade finita de tokens que existem, o futuro para o Chiliz é interessante, adotando o futuro da interação entre equipes e jogadores. 

Como o token possui a capacidade máxima de 8,888,888,888 de CHZ em circulação, quanto mais pessoas participam, mais cresce a pressão no preço. Ou seja, quanto mais o ecossistema CHZ cresce, maior se torna a demanda por Chiliz, o que resulta no aumento da pressão no preço do token. 

Para você ter uma noção, em agosto de 2021, a moeda registrou uma capitalização de mercado em torno de US$2.060.809.187, com valorização no ano de 2.400%. A sócios.com já divulgou que pretende ter entre 80 e 100 equipes fazendo parte da sua rede até o final de 2021.

 

Pronto para negociar?

É gol do Chiliz! Como você mesmo percebeu, através de seus números exponenciais, o Chiliz está moldando o futuro dos fãs tokens, e promete ser um sucesso no mundo dos esportes. Jogando junto, você poderá negociar o token CHZ nas maiores exchanges de criptomoedas do mundo e ter uma maior participação junto às equipes do seu coração. 

Se você gostou desse artigo e gostaria de analisar os gráficos e dados On-Chain do Chiliz com mais profundidade, conheça o Vector Pro e tenha à disposição as ferramentas mais avançadas de negociação e análise do mercado de criptomoedas.