SOPR
SOPR

Entenda a relação entre Spent Output Profit Ratio e o Bull & Bear Market do Bitcoin

O indicador SOPR te ajudará a visualizar os melhores pontos de entrada e saída e entender quando suas operações estão lucrando

Uma das maiores vantagens que o Blockhain trouxe para a sociedade é a transparência e facilidade ao obter dados sobre a rede Bitcoin. Diversas métricas estão inteiramente à disposição dos entusiastas, como o hashrate, maket value e o fluxo de criptomoedas, por exemplo e, com isso, podemos inferir a respeito do comportamento dos investidores. O Spent Output Profit Ratio é um ótimo exemplo disso, pois ele demonstra o sentimento do mercado e se os investidores estão lucrando ou perdendo em determinado momento.

No artigo de hoje, vamos analisar pontos importantes que podem alterar significativamente a forma que os investidores negociam Bitcoin, e como você, caro trader, pode se preparar estrategicamente ao utilizar os dados On-Chain a seu favor. Se interessou? Então, continue conosco e entenda a relação entre Spent Output Profit Ratio e Bull & Bear Market do Bitcoin!

O que são Bull & Bear markets?

No mundo dos investimentos, os termos “touro” e “urso” são frequentemente usados para descreverem as condições do mercado. Bull market e Bear market são expressões relacionadas aos movimentos de alta e baixa do mercado, indicando tendências comportamentais dos investidores.

O Bull market é caracterizados pelo otimismo e sentimento de confiança dos investidores, que possuem altas expectativas de que os resultados vão continuar, já que os traders continuam lucrando em qualquer nível de preço que o Bitcoin seja negociado, afinal, os preços continuam a subir.

Por outro lado, o Bear market é causado pela perda de confiança do mercado, gerando um sentimento pessimista generalizado do investidor. A SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, define o Bear market como um “amplo declínio do índice de mercado a partir de 20%”.

Os mercados de “touro” e “urso” impactam as criptomoedas de maneiras opostas e é possível aproveitarmos esses ciclos para fazermos bons investimentos.

A origem do Spent Output Profit Ratio

Criado por Renato Shirakashi, o Spent Output Profit Ratio, Proporção de Lucro nos Saldos Gastos, em tradução livre, atua como um indicador on-chain que representa os lucros e perdas dos ativos digitais movimentados na rede Blockchain, através da variação entre o preço de compra e o preço de venda.

Quando o SOPR está acima de 1, demonstra que os investidores estão lucrando no momento da saída de suas posições. O contrário se aplica quando o Spent Output Profit Ratio está abaixo de 1, indicando que os traders de Bitcoin estão zerando suas posições com prejuízo durante períodos de queda do mercado.

Como o SOPR é calculado?

O Spent Output Profit Ratio é calculado ao dividir o preço de venda (valor realizado) pelo preço de compra do Bitcoin, conforme imagem a seguir:

SOPR-Equação
SOPR-Equação

Para um melhor entendimento, imagine três movimentações (A, B e C) ocorridas em um determinado dia no Blockchain:

  • Movimentação (A): 10 BTC, comprados quando o Bitcoin valia USD 10.000,00
  • Movimentação (B): valor: 1 BTC, comprado quando o Bitcoin valia USD 20.000,00
  • Movimentação(C): valor: 2 BTC, comprados quando o Bitcoin valia USD 40.000,00

Se o preço de mercado for de USD 50 mil dólares, o SOPR para a movimentação realizada naquele dia é:

  • Soma dos preços de compra:
    USD 10 mil * 10 BTC + USD 20 mil * 1 BTC + USD 40 mil * 2 BTC = USD 200 mil
  • Soma dos preços de venda: USD 50K * 10 BTC + USD 50K * 1 BTC + USD 50K * 2 BTC = USD 650 mil
SOPR – Exemplo 1

O caso acima exemplifica uma operação que foi executada com lucro. Mas como podemos identificar se o mercado está operando com prejuízo? Confira o exemplo abaixo de um day trade:

  • Compra: 1 BTC ao valor de USD 50 mil;
  • Venda: 1 BTC ao valor de USD 45 mil;
SOPR-Exemplo 2

Conforme mencionado anteriormente, SOPR abaixo de 1 indica operações realizadas com prejuízo.

A relação entre o preço de venda, dividido pelo preço de compra, em dólares, é multiplicada pelo volume transacionado no Blockchain a cada instante. Por esse motivo que o indicador SOPR é uma excelente ferramenta para identificação de padrões, ajudando a prever movimentos de preços durante o Bull ou Bear markets.

Analisando o movimento do mercado

Em tempos de Bull market, o mercado está acostumado a passar por rápidos momentos de correção, o que acaba puxando os valores do Spent Output Profit Ratio para níveis abaixo de 1. Isso significa que os traders que executaram suas ordens durante esse período, estão vendendo com prejuízo.

Spent Output Profit Ratio - Vector Pro
Spent Output Profit Ratio – Vector Pro

Isto ocorre em momentos em que há um aumento da confiança dos investidores de que os preços continuarão subindo, portanto, não seria o ideal liquidar suas posições quando o índice estiver abaixo de 1, indicando prejuízo.

O contrário se aplica durante o Bear Market. Quando todos estão liquidando suas posições ou esperando o ponto de equilíbrio para vender. Quando o SOPR está mais próximo/mais que 1, as pessoas começam a vender ainda mais, à medida que atingem o ponto de equilíbrio. Com uma oferta maior, o preço despenca.

Prevendo reversão de tendências

Além de indicar possíveis lucros ou prejuízos em operações rápidas, o SOPR também pode ser utilizado para determinar se o mercado como um todo está em alta ou em baixa, indicando possíveis reversões de tendência.

Quando o mercado está baixista e o SOPR se eleva acima de 1, diversos investidores podem optar por vender a um nível equilíbrado de preço, pois imaginam que os valores caiam ainda mais.

Spent Output Profit Ratio – Análise no Vector Pro

Este comportamento aumenta a oferta disponível, por sua vez, exercendo uma pressão descendente sobre o preço. Portanto, quando o SOPR sobe acima de 1 durante o Bear market, ele identifica uma boa oportunidade de venda.

Em resumo, se o SOPR ficar acima de 1 por muito tempo durante um Bear market ou ficar abaixo de 1 por muito tempo durante o Bull market, significa uma provavel mudança de direção no mercado.

Pronto para negociar?

Agora que você já sabe tudo sobre o indicador Spent Output Profit Ratio e o quanto ele é importante para a análise de dados On-Chain, você poderá utilizar essas informações a seu favor durante a criação de estratégias operacionais e entender de uma forma profunda qual o melhor momento de entrar ou sair de uma posição.

Lembrando que a análise On-Chain utilizando o indicador SOPR está disponível para o Bitcoin e também para diversos ativos digitais de sua Exchange de criptomoedas.

Conheça o Vector

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre Dados On-Chain, conheça o Vector Pro e tenha à disposição as ferramentas mais avançadas de negociação e análise do criptomercado.