Veja ferramentas essenciais para operar criptomoedas
Veja ferramentas essenciais para operar criptomoedas

Conheça 4 ferramentas essenciais para negociar criptomoedas

O trader que gosta de negociar criptomoedas e realmente deseja vencer no mercado, precisa de uma boa plataforma em mãos. Sem uma boa plataforma, dificilmente é possível aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Os profissionais sempre usam os melhores recursos.

Algumas ferramentas usadas por traders se destacam. Hoje, há diversos recursos disponibilizados para o trading, mas permanece a dúvida: quais são os principais recursos e que mais ajudam no operacional de criptomoedas? Nesse artigo trazemos 4 ferramentas que vão te auxiliar de forma decisiva no seu operacional. Confira!

Livro Visual

Para negociar criptomoedas, a liquidez é fundamental. Trading é buscar as melhores oportunidades de compra e venda, e para isso, o ativo deve ter ofertas o suficiente no book.

O book apresenta, basicamente, as ofertas de compra e venda do mercado. São os traders que desejam comprar ou vender certa quantidade de uma determinada criptomoeda a um certo preço. Assim, é possível identificar liquidez. Um trade só ocorre quando algum player do mercado aceita uma oferta de compra ou aceita uma oferta de venda.

O book mostra, dessa maneira, onde estão as ofertas de maior impacto daquela criptomoeda. Perceba, por exemplo, criptomoedas como o bitcoin. Números “redondos”, normalmente são muito importante pois são definidores do preço. Então, muitas vezes, há um acúmulo de ofertas ali (muitos traders desejam vender ou comprar nesses pontos), são regiões de impacto.

Até aqui, falamos de ofertas e do book, mas e o livro visual? Essa ferramenta, permite que as ofertas do mercado sejam apresentas no gráfico! Assim, é possível que você faça a leitura gráfica, identificando tendências e usando indicadores ao mesmo tempo que analisa as ofertas do criptoativo!

Veja algumas vantagens do livro visual

A leitura gráfica com acompanhamento das oferta do mercado é possível de se realizar por meio do livro visual.

  • Analisar suportes e resistências que possuem grandes ofertas: Se você marcou algum suporte e resistência no gráfico, confirme ser um ponto de alto interesse dos players com o livro visual  Assim, identifica regiões de alto impacto.
  • Perceba a alta ou baixa liquidez por horário: Alguns horários são melhores para negociar criptomoedas. Tudo depende do volume de players operando. Logo, isso ajuda você entender se é um bom momento de realizar suas operações.
  • Veja a alta ou a baixa defesa do mercado: Grandes agressões com baixo volume de ofertas podem rapidamente empurrar o preço de um criptoativo! Analise momentos de alta volatilidade, em que a escassez de ofertas somada à alta agressividade dos players, pode rapidamente fazer o preço mudar de patamar.

Chart Trading

Estudar e operar uma mesma plataforma é essencial para um trader. É muito difícil captar as melhores oportunidades do mercado tendo que abrir diversas janelas. Naturalmente, perde-se a concentração e o foco. Consequentemente, não é possível aproveitar as melhores oportunidades dessa maneira.

Por isso, o Chart Trading vem como uma alternativa excepcional para negociar criptomoedas. O Chart Trading, permite, basicamente, que o trader acompanhe o gráfico de um criptoativo, identificando seus estudos, ao mesmo tempo que realiza o envio de ordens diretamente no gráfico.

Dessa maneira, o Chart Trading agiliza o processo de trading, trazendo velocidade para aproveitar as oportunidades, botões rápidos de abertura e fechamento de posição e facilidade para realizar trades.

Assim, com o Chart Trading não é necessário ter diversas ferramentas operacionais ou várias janelas na tela.

Acompanhe alguns do recursos mais usados do Chart Trading

O Chart Trading tradicionalmente permite o envio de ordens por botões de rápido posicionamento no mercado e também que facilitam a escolha de preços determinado. Acompanhe!

Compra e venda a mercado: Com esses botões é possível abrir ou fechar uma posição imediatamente. O que significa imediatamente? Significa que você vai agredir ofertas do book. Então, vai realizar de fato um trade. Assim, para momentos em que você vê uma oportunidade clara de compra, e não deseja esperar que o mercado retorne para alguma região (para efetivar a compra), pode utilizar o compra a mercado a fim de agilizar o trading.

Zerar: Esse recurso finaliza uma posição em aberto. O preço da criptomoeda foi contra a sua posição ou o mercado chegou no seu alvo? Você pode zerar manualmente. O botão zerar envia uma ordem a mercado na mesma quantidade e na contraparte da sua posição. Assim, se você comprou 1 bitcoin, ao clicar em zerar você envia uma ordem de venda a mercado de 1 bitcoin.

Lançamento de stop loss: É possível lançar ordens stop loss pelo Chart Trading! Defina as suas saídas e facilite o processo operacional. Com o Chart Trading você pode enviar ordens loss rapidamente, definindo seus limites de perda.

Lançamento de ordens limitadas: Encaminhe ordens limitadas por meio da ferramenta, Se você deseja compra ou vender em preço específicos, participando do book, pode rapidamente lançar ordens por meio dessa ferramenta.

Indicadores de Tape Reading

O tape reading é a leitura de fluxo de ordens ao negociar criptomoedas. Geralmente para interpretação e uso do tape reading se utiliza as ferramentas Book de Ofertas, Times and Trades e Volume At Price. Essas ferramentas não são acompanhadas no gráfico. Mas, e se fosse possível acompanhar as mesmas informações dessas ferramentas no gráfico? É isso que os indicadores de fluxo fazem.

Os indicadores de tape reading são muito usados para auxiliar a interpretação gráfica. Se o mercado está subindo, é lógico pensar que a agressão de compra está vencendo a agressão de venda. Os compradores estão ganhando a briga. Mas como ver isso na prática? Um dos indicadores bastante utilizados é o acumulado de agressão.

Acumulado de agressão

No acumulado de agressão é possível acompanhar o saldo da agressão compradora e vendedora. O saldo é compra menos venda. Assim, se o saldo aumenta, significa que a agressão compradora está aumentando diante da agressão vendedora. 

Assim, é possível validar movimentos, entradas e até mesmo definir se você vai permanecer no trade ou não. Se você percebe que, dentro de uma faixa de tempo, o mercado só está agredindo para cima, pode tentar aproveitar movimentos maiores.

Há diversos indicadores de fluxo: utilize-os da maneira que se encaixar melhor no seu operacional e defina os principais para o seu trading.

Volume at Price

Você já conhece a importância do volume nas operações. Mas há dois tipos de volume: volume de ofertas e volume de negócios. Os dois tipos fazem parte da liquidez de uma criptomoeda.

Quando se fala em volume de negócios, está sendo tratado sobre o que realmente foi efetivado de negócios por parte dos players. Negócios mostram interesse real: realmente alguém comprou ou vendeu em certo preço.

Sabendo dessa informação, é possível identificar players que estão posicionados em certos preços. Quando maior aquele posicionamento, mais forte é determinado preço. Isso pode ser interpretado de vários modos, e o mais simples de compreender, é como suportes e resistências.

Desse modo, no Volume At Price é possível identificar pontos onde houve volume grande de negociação por parte dos players. Assim, em uma região onde houve grande negociação, um ponto específico por exemplo, é possível marcar um suporte ou uma resistência.

Analise outros detalhes importantes do Volume at Price

Com o Volume At Price é possível identificar regiões de preço importantes de determinada criptomoeda. Veja abaixo:

Preços importantes: Preços zerados (US$ 8.000,00, US$ 9.000,00, etc), são preços que todos os players estão olhando. São preços que dividem o mercado. Então, pode ser referência para operações no preço ou bem próximo a esses preços. Normalmente o volume negociado é alto nesses níveis.

Regiões de rejeição: Normalmente regiões de rejeição são aquelas em que o preço de uma criptomoeda chega e logo volta. Ocorre em falsos rompimentos, por exemplo. Nesses casos, acompanhe o Volume at Price: ele mostra, normalmente, baixa negociação nos níveis.

Regiões de consolidação: Regiões de alta consolidação são pontos em que os compradores e vendedores estão em verdadeira briga. Por isso, geralmente a negociação nesses níveis de preço é alta, e o preço da criptomoeda deve ficar mais tempo e variar de forma mais lenta.

Nesse artigo, tratamos de ferramentas essenciais para negociar criptomoedas. Tem alguma que você utiliza que não foi falada aqui? Comente baixo e siga acompanhando o blog.