Binance

Como funciona o token BNB? Conheça a história da Binance Coin e entenda o potencial desse ativo digital

Lançado em 2017, esse utility token permite que os usuários paguem suas taxas de negociação com desconto

Seria impossível falar sobre negociação de ativos digitais sem citar a uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo. A Binance tem liderado o mercado desde 2018 e de acordo com Changpeng Zhao, CEO da empresa, uma combinação de fatores incluindo experiência, habilidade e “sorte” ajudou a plataforma a atingir seu status lendário. Mas hoje, vamos falar sobre o token BNB, um dos ativos digitais com maior volume de negociação do mundo.

Quer saber mais sobre o BNB? Então continue conosco, pois nesse artigo você irá aprender sobre a origem da Binance Coin, a criação de seu Blockchain nativo e como utilizar o BNB na prática!

Com vocês, a Binance

Hoje a Binance é a maior plataforma regulamentada de negociação de criptomoedas do mundo. Para colocar seu tamanho em perspectiva, apenas a sede localizada nos EUA negocia em média mais de US$ 2 bilhões por dia.

CoinMarketCap: Ranking de Exchanges de criptomoedas (por volume nas últimas 24h)
CoinMarketCap: Ranking de Exchanges de criptomoedas (por volume nas últimas 24h).

Quando você combina esta informação com o fato de que a empresa opera mundialmente e não é regulamentada em apenas 15 países, fica fácil entender como eles se tornaram um dos principais players do setor.

O Nascimento do BNB

Para financiar a criação da plataforma, Zhao e sua equipe desenvolveram um token e levantaram fundos por meio de um Initial Coin Ofering (Oferta Inicial de Moeda). O ICO durou cerca de um mês, arrecadando aproximadamente US$ 15 milhões.

Isto foi suficiente para pagar despesas iniciais, como a contratação de novos desenvolvedores, marketing e o reforço da segurança dos servidores da Exchange. O token BNB pode ser utilizado para pagar as taxas de transações durante a negociação de moedas digitais.

Por exemplo, se você quiser realizar a troca de Litecoins para Bitcoin, você precisará pagar a taxa de transação, recebendo um pouco menos de BTC do que o esperado. Porém, os usuários que possuem BNB foram recompensados com um desconto de 50% ao utilizarem o token como meio de pagamento das taxas da transações.

Essa e as demais estratégias de mercado foram determinantes para colocarem tanto a Binance, quanto o token BNB, entre os maiores do mundo em volume de negociação.

Explicando a Binance Coin

O BNB é um token que foi lançado como um ERC-20, rodando inicialmente na rede Ethereum, com um fornecimento total de 200 milhões de moedas, sendo que desse total, 100 milhões de BNBs foram distribuídos durante o ICO.

No ano de seu lançamento, o BNB proporcionou um desconto de 50% nas taxas de negociações, sendo que esse percentual de desconto foi reduzido pela metade a cada ano. Ou seja, no segundo ano o desconto foi de 25%, o do terceiro ano foi de 12,5%, e o do quarto ano foi de 6,25%, com o desconto terminando em 2021.

Chart Trading: BNB/BRL

No início de 2019 a Binance desenvolveu sua própria tecnologia Blockchain, realizando a migração do BNB, que era um token ERC-20, para BNB BEP-2, moeda nativa da Binance Chain.

Em setembro de 2020, a Binance lançou a Binance Smart Chain (BSC), que é a nova rede Blockchain que funciona em paralelo com a Binance Chain. Isso configurou a terceira fase de transição do token BNB, sendo agora um token BNB BEP-20.

Fogo no BNB

De acordo com o Whitepaper da Binance Coin, a cada trimestre a Exchange Binance investe 20% dos seus lucros para comprar, e logo depois, “queimar” os tokens BNB, os destruindo completamente.

A “queima” ocorre durante a execução do Smart Contract programado para eliminar uma quantidade de BNB que é definida de acordo com o número de trades executados nesse período.

Esse contrato inteligente continuará a realizar queimas trimestrais até que atinja o limite de 100 milhões de moedas em circulação, 50% do fornecimento total. Essa prática garante que o fornecimento de BNB permaneça finito, tornando-o escasso e mais valioso.

Binance Coin na prática

Nem só de desconto em taxas vive o trader. O token BNB possui diversas funcionalidades, como pagar despesas de viagens, comprar gift cards ou até mesmo utilizar o BNB como saldo para cartões de crédito específicos.

Os entusiastas do BNB também podem usar o token para investir em IEOs (Initial Exchange Ofering) que são listadas através do programa Launchpad da Binance. As novas criptomoedas são pareadas com o BNB, proporcionando um alto volume de negociação do token da corretora Binance.

CoinMarketCap: ranking de capitalização de mercado (volume das últimas 24h)

Além disso, o alto volume de BNB também é justificado por conta das parcerias que ajudaram a difundir seu uso. A Uplive, principal plataforma de streaming de vídeos da Ásia, aceita o token BNB como forma de pagamento para a compra de créditos virtuais para sua base de 20 milhões de usuários.

Pronto para negociar?

Agora que você já sabe tudo sobre o token BNB e sua importância, você pode criar sua conta no Vector Pro e realizar a integração de sua conta de Exchange, para poder usufruir das ferramentas mais avançadas de trading de criptomoedas.
*Fonte da imagem destacada: Binance