Ter acesso às diversas informações mercadológicas é o maior diferencial para quem opera no mercado de ativos digitais. Dados em baixa latência, ferramentas de análise e gestão de risco, geram vantagens competitivas para traders e investidores no mundo todo. E por meio da tecnologia API, é possível a troca de informações, como saldo ou roteamento de ordens entre uma exchange e a plataforma Vector.
Entender a importância das ferramentas de API pode abrir um mundo de possibilidades quando se trata de entrar bem posicionado e executar seu operacional com sucesso. Não sabe o que é uma API? Fique tranquilo, pois nesse artigo iremos explicar o que é uma chave de API e como integrar sua conta da Binance à plataforma Vector!
O que é uma API?
API é a sigla de Application Programming Interface, que faz o “meio campo” na comunicação entre dois softwares. O que isso significa? Por exemplo, cada vez que você usa um aplicativo de redes sociais, envia uma mensagem ou verifica a previsão do tempo em seu smartphone, você está usando uma API de cada serviço.
Como funciona a chave de API?
Uma chave de API é um código que é passado através de aplicações que “chamam” a API, tanto para autenticar seu usuário, desenvolvedor ou programa que está solicitando algum tipo de informação.
A chave de API também atua como uma espécie de identificador único, assim como um token, e assim que a chave é criada, também é gerado o segredo da API. Normalmente, a chave vem com um conjunto de direitos de acesso para a API à qual ela está associada.
E qual é a função do segredo de API?
O segredo de API é usado para a autenticação das partes mais críticas do sistema, onde o acesso deve ser extremamente limitado. Cada ambiente tem um segredo de API, porém ele pode ser modificado e deve ser mantido em segurança.
A função do segredo de API é manter a comunicação segura através de duas chaves correspondentes. Existe uma chave pública para cada usuário e todos podem visualizá-la, e também existe uma chave privada (segredo de API) que apenas o usuário deve saber. Uma informação criptografada pela chave pública só pode ser descriptografada pela chave privada e vice-versa.
Como as Exchanges utilizam o conceito de API?
As exchanges de criptomoedas permitem que seus usuários integrem suas contas às soluções externas, como o Vector, por exemplo. Dessa maneira, os traders podem visualizar seus saldos e enviar ordens em outras plataformas e alavancar o uso da exchange. Tudo isso de forma muito simples, por meio das chaves de API.
As informações que as Exchanges compartilham sobre a conta do usuário pela Chave de API, em geral são: visualização de saldos da conta, permissão para envio de ordens e permissão para saque de saldos.
Em geral, as exchanges permitem quais acessos uma nova Chave de API terá. Para o Vector, os usuários só precisam liberar os acessos de saldos e envio de ordens para ter uma experiência completa com o produto. Nenhuma informação pessoal como nome ou número de documento são compartilhados por essa integração, permanecendo seguros com a Exchange.
As Chaves de API são geradas na conta do usuário dentro da Exchange e consistem num par de hashes criptográficos que comumente são chamados de Chave de API e Segredo de API. Para saber como gerar a chave de API em sua conta, procure na área de configurações da Exchange, acesse a Central de Ajuda ou entre em contato com a equipe de suporte.
Confira as boas práticas para gestão de suas Chaves de API nas Exchanges:
- Mantenha sua Chave e Segredo de API sempre seguros.
- Sempre crie uma nova Chave de API para cada nova integração que for realizar em uma solução externa.
- Só libere os acessos estritamente necessários para o caso de uso ao qual a solução externa se propõe. Para o Vector, visualização de saldos e permissão para envio de ordens.
Como conectar minha chave de API na plataforma Vector?
Com o Vector, você pode conectar sua conta da Binance e ter à disposição centenas de ferramentas exclusivas para operar criptomoedas. Nesse artigo, vamos explicar como você poderá gerar a sua chave de API da Binance e integrá-la com a plataforma Vector.
Parte 1: Criando minha Chave e Segredo de API na Binance
- Faça o login em sua conta da Binance.
- Na página inicial, clique no menu no canto superior direito da tela, em seguida, clique em Gerenciamento API.
Menu – Gerenciamento API - Agora, escolha o nome de sua chave e clique em Criar API.
Escolha o nome da chave de API - Nesse momento aparecerá a Lista API com as informações de API Key e Secret API.
Copie a Chave e o Segredo de API - Depois de criar as chaves de API, selecione as opções Habilitar Leitura e Enable Sopt & Margin Trading. Depois, marque como Irrestrito (menos seguro) e clique no botão Salvar. E em seguida, atualize a Página do Navegador.
Selecione as opções Habilitar Leitura e Enable Sopt & Margin Trading. Depois, marque como Irrestrito e atualize a Página do Navegador. - Pronto! Agora que você criou sua Chave e Segredo de API da Binance, vamos adicioná-la ao Vector.
Parte 2: Conectando a Exchange no Vector
- Na plataforma Vector, vá no menu superior da tela e escolha a opção Negociação. Depois, clique em Adicionar Conta de Exchange.
Tela inicial da plataforma Vector - Escolha a opção Binance
Cadastro de exchanges na plataforma Vector - Agora você irá inserir nos campos Chave de API e Segredo de API, as informações geradas durante a configuração de sua API Key e Secret Key em sua conta da Binance. Depois clique em Adicionar Conta.
Cadastro de Chave de API e Segredo de API na plataforma Vector - Depois, na próxima tela, clique no botão Finalizar.
Cadastro de exchange realizado com sucesso na plataforma Vector - Em poucos minutos, um pop-up irá aparecer em sua tela confirmando que sua conta da Binance foi sincronizada com sucesso na plataforma Vector.
Let’s go #ToTheMoon
Agora que você realizou a integração de sua conta de exchange com a plataforma Vector, você está pronto para utilizar funcionalidades que vão te colocar em um novo patamar estratégico, assegurando que você, trader de sucesso, consiga superar suas metas e dominar o mercado de criptoativos.